Expansão da empresa ainda é pouco realizada no país, apontam especialistas

Posted by Clayton Teles das Merces on 28 outubro 2013 in Sem categoria |

Apesar de todo empreendedor querer que a empresa cresça, é comum o negócio permanecer na mesma categoria. Algumas questões que influenciam o porte das empresas depende menos da atitude dos seus gestores — a exemplo do segmento em que a empresa atua, que nem sempre favorece negócios maiores. Ainda assim, profissionais do Sebrae-SC ressaltam que a falta de planejamento estratégico e a cultura empresarial dos brasileiros, focada em objetivos imediatos, influenciam para que as empresas continuem no mesmo patamar, anos depois de serem criadas.

Joel Fernandes, analista da instituição, explica que, quanto maior a categoria da empresa, mais tempo ela permanece no mesmo patamar, uma vez que as obrigações tributárias e a necessidade de planejamento é proporcional ao tamanho do negócio. Para mudar este cenário, que é perceptível em todo o país, o Sebrae de Santa Catarina incentiva os empreendedores a inovarem em serviços e produtos, como forma de potencializar o crescimento de suas empresas.

— A grande maioria das novas empresas são réplicas de outros negócios. Por isto, costumam se destacar quando oferecem um preço do que as outras e não por conquistarem os clientes pela novidade que dispõem, o que não permite a expansão da empresa.

Pelas características do Microempreendedor Individual, em que o faturamento não pode ultrapassar os R$ 60 mil anuais, são os empresários enquadrados nesta categoria que mais sentem a necessidade de expandir o negócio e se regularizar em um novo porte de empresa.

O consultor Alexandre Vecchietti atenta que os empresários enquadrados em outras categorias não devem limitar seu crescimento com receio da carga tributária e mais responsabilidades com pessoal e finanças, pois a concorrência pode prejudicar o negócio.

— As empresas que não mudam de categoria, mesmo quando há demanda pelos seus serviços, criam espaço para que outros negócios do mesmo segmento o façam e conquistem os seus clientes.

O gerente de mercado e comunicação do Sebrae-SC, Spyros Diamantaras, ressalta que, independente do porte da empresa, o profissional que pretende expandir seu negócio deve realizar um planejamento detalhado das finanças que dispõe, já que os tributos, o capital de giro e os investimentos serão maiores.

O empresário catarinense tem no seu DNA esta busca pelo crescimento, mas deve ter a sensibilidade de fazer diagnósticos da empresa para que, ao mudar de categoria, não perca o mercado que conquistou.

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