Micro e pequenas empresas são premiadas no MPE Brasil 2012

Posted by Clayton Teles das Merces on 11 dezembro 2012 in Sem categoria |

Micro e pequenos empresários fluminenses foram contemplados na etapa estadual do Prêmio de Competitividade para Micro e Pequenas Empresas – MPE Brasil 2012, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Sebrae-RJ, a Firjan e a Gerdau-Cosigua, nesta segunda-feira. O evento, que conta com a participação de 27 estados, tem como objetivo reconhecer o micro e pequeno empreendedor brasileiro, além de ajudá-lo a se adequar às necessidades de um mercado competitivo aprimorando suas metodologias de gestão. Os vencedores da fase estadual vão participar da premiação nacional em Brasília, no primeiro trimestre do ano que vem.
No total, 17 empresas receberam certificados e selos de qualidade na premiação que ocorreu no Espaço de Convenções da Firjan, no Centro. A etapa regional do prêmio contou com um vencedor na categoria Educação e outro na categoria Serviços Diversos. Entre os critérios de análise das micro e pequenas empresas, que para se inscreverem no processo seletivo preenchem formulário, que é analisado por uma equipe especializada, estão Gestão Empresarial, Planejamento Estratégico, Organização, Resultados e Características de Comportamento Empreendedor, entre outros.

– Sabemos que as micro e pequenas empresas têm um ciclo muito pequeno porque elas não são capacitadas. Até o quinto ano de existência cerca de 40% delas acabam. Este prêmio visa dar a oportunidade às empresas, gratuitamente, de aprenderam uma metodologia. Elas preencheram um questionário respondendo as perguntas dos critérios de excelência da Fundação Nacional da Qualidade. As empresas recebem de volta um resultado de como elas estão em relação ao mercado. O que desejamos é que elas se fortifiquem gerando emprego, renda e resultados – disse o coordenador Executivo do Programa Qualidade Rio, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Luiz Fernando Bergamini de Sá.

Considerado o maior prêmio para micro e pequenas empresas, cooperativas e associações produtivas no Brasil, o Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2012 recebeu na etapa fluminense 4.051 inscritos.
– Este evento é fundamental para o estado do Rio de Janeiro. Ele alavanca, estimula, incentiva as micro e pequenas empresas – ressaltou o Superintendente de Projetos Especiais, Augusto Cardoso, que representou a Secretaria de Desenvolvimento Econômico no evento.
Sócia da microempresa de consultoria Empresarial Celso Jacob, localizada no município de Três Rios, Rosângela Leite, vencedora na categoria Serviços Diversos, comemorou o prêmio e a oportunidade de se capacitar para `dar saltos maiores` no mercado.
– Entendemos que temos que inovar e ter processo, este prêmio é uma confirmação do que estamos fazendo. Não temos o dinheiro de uma grande empresa, mas nossa estrutura hoje é boa, podemos oferecer serviços de qualidade seguindo nossos valores. Atuamos no ramo tributário e financeiro, somos 26 pessoas.Agora vamos para etapa nacional, estamos muito felizes.

Processo de Avaliação

As empresas inscritas que tiveram os melhores desempenhos em cada estado receberam a visita de avaliadores voluntários capacitados e foram submetidas à Banca Técnica e de Juízes. As vencedoras de cada estado passarão a disputar com organizações de todo o Brasil em cada uma das categorias. Além de receber um relatório personalizado com pontos fortes e a indicação de oportunidades de melhoria na gestão, os empreendimentos candidatos participaram de seminários de excelência em seu estado. Considerado o maior prêmio para micro e pequenas empresas, cooperativas e associações produtivas no Brasil, o Competitividade para Micro e Pequenas Empresas 2012 recebeu na etapa fluminense 4.051 inscritos.

Copyright © 2011-2024 Escrita Contabilidade All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.