Pequenos negócios podem lucrar com dados empresariais
Pesquisa recente da multinacional de softwares americana Symantec mostra que as informações corporativas custam US$ 1,1 trilhão anuais para as empresas do mundo todo. Apesar dos custos elevados, grande parte delas é ignorada como ferramenta de gestão.
“De maneira geral, 40% das informações geradas nas empresas não são aproveitadas estrategicamente”, diz o diretor sênior de gerenciamento de produtos da multinacional ASG, Ian Rowlands, um dos palestrantes internacionais da Data Management Conference – Latam 2012, que terminou nesta quinta-feira (9), em São Paulo.
A conferência realizada no Brasil é uma versão do Enterprise Data World, que acontece todos os anos nos Estados Unidos. Ele é realizado pela Dama, uma organização sem fins lucrativos, dedicada a promover conceitos e boas práticas de governança e gerenciamento estratégico de dados. O Data Management Conference – Latam 2012 teve o apoio do Sebrae.
O presidente da empresa organizadora do evento no Brasil, Rossano Tavares, acredita que a gestão de dados pode gerar oportunidades também para as pequenas empresas, seja fazendo parte da cadeia de valor de grandes corporações, seja no gerenciamento dos próprios dados para criar novos produtos e serviços.
“As pequenas empresas podem trabalhar como fornecedores de softwares, soluções e consultorias para grandes e médias empresas. Mesmo quem não está na área de tecnologia deve ficar atento à gestão dos dados para ser mais competitivo”, afirma.
Carlos Pinto, da Tenbu (SP), que tem uma empresa especializada no assunto, é um exemplo de empresário que aproveita a oportunidade gerada pelas informações empresariais para lucrar. “Minha empresa é uma butique especializada em gestão da informação. Só fazemos isso, o que permite nos diferenciar da concorrência das grandes corporações”, revela.