Como fazer a transmissão da declaração do imposto de renda

Posted by Clayton Teles das Merces on 1 abril 2014 in Sem categoria |

Há cerca de um mês para o prazo final da entrega da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2014 (DIRPF), que começou em 6 de março e finaliza em 30 de abril, uma das dúvidas mais comuns dos contribuintes é quanto à transmissão da declaração. Isso porque, para aqueles que optaram por fazer a declaração pelo computador, é necessário instalar um outro programa, o Receitanet, para transmitir os dados da declaração de imposto de renda do contribuinte para a base de dados da Receita Federal. No sistema de declaração do imposto de renda para dispositivos móveis, como tablets e smartphones, não há necessidade de instalar um segundo aplicativo.

Veja como fazer para instalar o Receitanet em seu computador para que você possa transmitir os dados e finalizar a entrega da declaração de imposto de renda.

  1. O primeiro passo é estar conectado à internet e acessar a página de programas do imposto de renda da Receita Federal. Clique aqui para ir até essa página.
  2. Selecione o sistema operacional de seu computador (Mac, Windows, Linux, outros) e clique em Receitanet, no centro do bloco 2.

  3. Após instalar o Receitanet em seu computador, volte ao programa da declaração de imposto de renda. No menu Declaração, clique em Gravar Declaração para Entrega à RFB.

  4. Na nova tela, selecione a declaração que você quer salvar, com o nome e o número do CPF do declarante. Depois, clique em OK para iniciar a gravação do arquivo.

  5. Se existirem erros, aparecerá um alerta para que você verifique novamente as pendências antes de tentar gravar novamente o arquivo da declaração. Caso não exista nenhuma pendência, aparecerá uma mensagem dizendo que a gravação foi concluída com sucesso e perguntando se você quer transmitir a declaração agora. Clique em Sim para realizar a transmissão.

  6. Na próxima tela deve aparecer a declaração que você quer transmitir. Selecione-a e clique em OK.

  7. Você deve aguardar o término da transmissão. O recibo de entrega da declaração de imposto de renda será gravado automaticamente após a transmissão da declaração.

A Receita Federal recomenda que o contribuinte imprima ou salve uma cópia em PDF do recibo da declaração. Para fazer isso, basta acessar o menu Declaração (veja no item 3) e clicar em imprimir ou Salvar em PDF.

Outra recomendação é para que os documentos que comprovem as informações prestadas sejam guardados pelo contribuinte até que ocorra a prescrição dos créditos tributários relativos às situações e aos fatos a que se refiram, podendo estar à disposição da Receita Federal nesse período. A Declaração de Ajuste Anual do IRPF 2014 e o recibo de entrega também devem ser guardados por um período de cinco anos a partir do ano de sua apresentação.

Problemas na transmissão

Em caso de problema durante a transmissão dos dados da declaração do imposto de renda, a Receita Federal orienta para que os contribuintes:

  1. verifiquem se estão conectados à internet e refaçam o processo de transmissão;
  • fiquem de olho no horário: o sistema da Receita Federal não está habilitado para receber a transmissão da declaração do imposto de renda entre 1h e 5h da manhã (horário de Brasília);

  • checar se não está tentando fazer a transmissão a partir da cópia de segurança do arquivo da declaração. É preciso restaurar a cópia de segurança antes de transmiti-la;

  • durante a transmissão, são confirmadas algumas informações prestadas na declaração e realizadas algumas verificações. Caso apareça alguma mensagem de erro, você vai precisar providenciar as devidas correções na sua declaração e gravá-la novamente antes de tentar transmiti-la de novo;

  • se não conseguir realizar a transmissão por algum problema no seu computador, grave o arquivo em uma mídia removível (pen drive, disco rígido externo) e tente realizar os procedimentos de transmissão em outro computador (lembre-se de instalar o programa da declaração e o da transmissão da declaração de imposto de renda).

  • É importante ressaltar que o contribuinte que recebeu mais de R$10 milhões em rendimentos no ano passado, sejam eles tributáveis ou não, deverão transmitir a declaração de imposto de renda com a utilização de certificado digital. O mesmo se aplica para aquele que realizou pagamentos de rendimentos a pessoas jurídicas, quando constituam dedução na declaração, ou a pessoas físicas, quando constituam, ou não, dedução na declaração, cuja soma foi superior a R$ 10 milhões.

    Copyright © 2011-2024 Escrita Contabilidade All rights reserved.
    This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.