12 maneiras de ser um super-herói das multitarefas

Posted by Clayton Teles das Merces on 26 setembro 2014 in Sem categoria |

Tem havido muito debate nos últimos anos sobre a eficácia da multitarefa. Especialistas em produtividade dizem que tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo leva a resultados ruins – e semi-acabados. Nada recebe o melhor da sua atenção. Em vez de fazer mais, você realmente conclui menos. E o que você consegue fazer não é nada revolucionário ou digno de nota.

Talvez não seja o fato de ser multitarefa que não esteja funcionando. Talvez seja o seu foco e planejamento que estejam precisando de um ajuste. Se você não está focado, você não vai alcançar o seu melhor. Você não vai produzir resultados que serão lendários. Mas isso não significa necessariamente que você precisa jogar fora sua habilidade de ser multitarefa. Talvez você só precise fazer um plano melhor – de modo que possa fazer melhor enquanto faz mais.

Talvez você precise descobrir o seu foco. Talvez você precise construir um plano para fazer mais coisas a cada dia. Afinal, não é o plano a chave para ser produtivo? Aqui estão algumas ideias para ter resultados eficazes quando você estiver no modo multitarefas.

  1. Dedique tempo a cada semana para priorizar grandes objetivos para a próxima semana, mês e trimestre;
  2. Use lembretes para notificá-lo das próximas tarefas ao longo do dia;
  3. Mude sua longa reunião padrão de uma hora para apenas 20 minutos e certifique-se que qualquer pessoa que solicite o seu tempo saiba que você vai sair mais cedo;
  4. Use aplicativos de rastreamento de tarefas como Todoist, Wunderlist ou Asana para se livrar de tarefas genéricas durante o dia quando você tiver alguns minutos livre;
  5. Faça disso uma prioridade para que tudo o que foi colocado na lista seja feito durante o dia. Seja religioso em não procrastinar;
  6. Use o seu calendário como um diário em “tempo real” de quem você tem que ligar e o que fazer em intervalos de tempo ao longo do dia. Isso torna mais fácil para você lembrar no futuro;
  7. Use a tecnologia do seu smartphone para ditar lembretes, eventos e tarefas que precisam ser feitas, assim como o que você pensa a respeito delas;
  8. Bloqueie as distrações ao desligar as notificações do celular quando você tem um projeto importante que precise de sua atenção;
  9. Use música, a televisão ligada ou outro ruído de fundo para manter o seu cérebro envolvido enquanto você trabalha em tarefas chatas;
  10. Utilize vários computadores ou telas múltiplas para gerenciar diferentes partes do projeto que você está trabalhando no momento;
  11. Ajuste o tamanho da sua lista de tarefas a serem feitas e o número de compromissos no seu calendário se baseando na sua capacidade de realizá-los de forma eficaz;
  12. Responda e arquive os seus e-mails 30 segundos depois de ler as mensagens. Tire-os do seu caminho o mais rápido possível.

Talvez seja a hora de planejar fazer mais coisas. Multitarefa, hiper tarefa, focando no que é importante – não importa do que você chame, a chave para ser incrível é ter um plano incrível. Só porque você pode fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo não quer dizer que está fazendo menos do que o seu melhor. Pode ser que isso só signifique que seus grandes objetivos exigem que você faça mais do que todos os outros ao seu redor.

Aja como um campeão. Seja um super-herói multitarefas.

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