Você já ouviu falar sobre gestão empresarial baseada na avaliação de indicadores de desempenho ou de performance? A principal crítica que especialistas fazem sobre esse tema é que muitas vezes as empresas avaliam apenas aspectos financeiros. Para abranger todas as áreas da empresa e outros indicadores, além de aliar os critérios de análise ao planejamento estratégico, é que surgiu o Balanced Scorecard ou BSC, que traduzindo significa Indicadores Balanceados de Desempenho.
Antes utilizado apenas por grandes empresas no momento em que elas estavam revisando sua estratégia empresarial e definindo novos planos, agora o BSC se tornou fundamental para qualquer tipo e porte de empresa que deseja gerir e alcançar as metas definidas em seus planejamentos.
Para ajudar a aplicar o BSC na sua empresa, vamos entender neste post o que é Balanced Scorecard, quais são as suas 4 principais áreas de análise e como é feita a gestão por meio dessa metodologia.
O que é Balanced Scorecard?
O BSC é um método que consiste na tradução dos objetivos estratégicos da empresa em indicadores financeiros ou não financeiros, que devem ser acompanhados para validar se o que foi planejado será atingido nos prazos estabelecidos pelos responsáveis e apoiar a tomada de decisão para novos planos da empresa ou para a correção da execução do planejamento atual.
A grande vantagem de se aplicar essa metodologia é poder interligar em uma relação de causa e efeito as atividades do nível operacional com o planejamento estratégico da empresa. Ou seja, ele possibilita que o empresário determine quais atividades são prioritárias, quais operações precisam ser revistas e quais processos devem ser otimizados, caso ele queira avançar nas áreas definidas como estratégicas para ele. Isso evita o desperdício de tempo e investimentos em tarefas que não colaboram para o resultado esperado pela empresa.
Confira o infográfico especial que preparamos para ajudá-lo a entender este conceito:
As 4 perspectivas do BSC sobre a empresa
O Balanced Scorecard indica que 4 áreas são essenciais para que uma empresa atinja seus objetivos estratégicos no curto, médio e longo prazo.
Cliente:
Ao pensar no cliente, o empresário deve se perguntar: ?Como o cliente deve nos perceber, quais diferenciais ele precisa identificar em nossa empresa para atingirmos nossa meta??. A partir da resposta, são traçados alguns indicadores que serão usados para controlar se aquela percepção está sendo atingida ou não. Por exemplo, o índice de satisfação de clientes, a quantidade de recompras que realizam mensalmente ou o nível de atividade e relacionamento que o cliente estabelece com a empresa podem ser usados para mensurar este resultado.
Processos internos:
Aqui a pergunta a ser respondida é: ?Quais processos internos são mais essenciais e quais possuem menor importância para atendermos bem aos clientes e atingirmos a meta estabelecida??. A ideia aqui é revisar os processos, eliminar o desperdício de tempo com atividades que não são prioritárias e que não agregam nada à sua proposta de valor aos clientes ou para a sua retenção e fidelização.
Financeiro:
?Se fosse para você buscar investidores ou vender a empresa pelo maior valor possível, como deveriam ser suas finanças??. Dois serão os principais critérios de avaliação da perspectiva financeira da sua empresa: aumento da produtividade, apresentado pela melhoria da margem de lucro dela, e aumento de receitas, avaliado pelo aumento do faturamento com vendas.
Aprendizagem e Crescimento:
?Quais produtos novos podemos desenvolver? Quais sistemas ajudarão a otimizar nossos processos? Como ocorrerá a capacitação das pessoas para atingirmos as metas??. Mais que responder em um primeiro momento, o empresário deve responsabilizar algum colaborador para ir mapeando e respondendo a essa pergunta com as necessidades que surgirão nas revisões do planejamento estratégico ou das metas por áreas. O objetivo dessa perspectiva é facilitar para que a empresa adote as ferramentas, competências e métodos que garantam que as metas sejam atingidas nos prazos previstos.
A principal razão para adotar o Balanced Scorecard na sua empresa é poder de fato alinhar suas atividades cotidianas com as estratégias de médio e longo prazo do seu planejamento.
Fonte: Sage Negócios Notícia publicada quarta-feira, 24 de agosto, 2016