Funcionários preferem mulheres no comando, revela pesquisa
As mulheres são as preferidas para comandar, revela estudo da Ketchum, empresa de relações públicas com operação em mais de 70 países. Divulgada nesta terça-feira, a pesquisa ouviu 6.509 pessoas em 13 países, incluindo o Brasil.
De acordo com o estudo, o público feminino em cargos de liderança está se saindo muito melhor do que os homens em quase todos os principais pontos pesquisados. No quesito liderança, 57% dos entrevistados apontaram que as mulheres têm melhor desempenho, enquanto 43% citaram os homens.
Além disso, elas são mais comunicativas — 62% acham que as mulheres se comunicam de forma correta e transparente. As mulheres também reconhecem erros (66% contra 34%). Mostrar o que os outros têm de melhor também é o forte das mulheres, segundo a pesquisa (61% e 39%).
Dados no Brasil
As pessoas continuam decepcionadas com seus líderes. Embora 75% dos brasileiros declarem que a prática da comunicação é importante para uma boa liderança, apenas 41% dos entrevistados percebem os líderes empresariais como bons comunicadores —uma diferença de 34% entre expectativa e realidade.
A percepção das pessoas sobre líderes empresariais tem impactos na decisão de compra dos brasileiros. Os entrevistados que compraram menos produtos e serviços de uma empresa por terem percepção negativa da atuação de seus líderes somam 63% (ante 50% globalmente), e 68% (ante 45% globalmente) pararam de comprar os produtos e serviços de uma empresa pelo mesmo motivo.
Quando questionados sobre a eficácia da comunicação dos líderes empresariais, 39% dos entrevistados consideram os líderes empresariais bons comunicadores, uma queda de 10% em relação a 2013 (39% ante 49%).