Empresa de softwares cria comitê para discussão do eSocial
Especialista no desenvolvimento de softwares de alta tecnologia e serviços de outsourcing para gestão de pessoas, a Apdata do Brasil reúne executivos todos os meses para debater o impacto da implementação do eSocial nas organizações. Desde o início do projeto eSocial, os executivos se encontram na matriz da Apdata do Brasil, em São Paulo, para discutir as mudanças que a obrigação acessória irá trazer para os processos, cultura e políticas das empresas.
O assunto eSocial (Sistema de Escrituração Fiscal Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas) é um dos mais polêmicos pois se propõe a substituir o envio de nove obrigações acessórias, que hoje são realizadas mensal ou anualmente. Para Paulo Oliveira, integrante do Comitê eSocial da Apdata o objetivo da novidade é discutir os impactos dos processos nos mais diversos setores da economia brasileira, “e trazer soluções práticas e adequadas para cada um dos nossos clientes”.
JC Contabilidade – Como e por que surgiu a ideia de promover encontros mensais para discutir o eSocial?
Paulo Oliveira – Bem antes do projeto Sped ter evoluído para o eSocial, já tínhamos criado o comitê, pois percebemos que traria grandes impactos nas organizações, desde os processos até a cultura. Desta forma, desde então, acompanhamos minuciosamente todos os passos do projeto. O comitê foi criado com o objetivo de formar um grupo de profissionais especialistas em suas áreas, dedicados a analisar antecipadamente as questões do projeto do Governo Federal, discutir os impactos dos processos nos mais diversos setores da economia brasileira, inclusive, com olhares em todos os portes das empresas (pequenas, médias e grandes) e trazer soluções práticas e adequadas para cada um dos nossos clientes. Já o segundo comitê é formado por profissionais da Apdata e por profissionais de grandes corporações parceiras dos mais diversos setores, portes e segmento de oferta. Este tem o objetivo de colocar em prática as soluções encontradas pelo primeiro comitê e retornarem com os impactos que foram encontrados ao longo da implementação. São empresas-piloto que introduzem em seus processos as práticas e diretrizes dispostas.
Contabilidade – Quais as principais dúvidas trazidas pelos empresários?
Oliveira – Muitas dúvidas técnicas são trazidas para nosso comitê e elas são sanadas, em sua maior parte, de forma simples e objetiva, uma vez que acompanhamos, desde o início, o projeto e também pelo fato da Apdata participar do grupo de desenvolvimento do eSocial de Brasília, justamente para discutir os pontos de ponderação. Porém, três dúvidas ou preocupações comuns aos empresários nos chamam a atenção. Como estão os processos da minha empresa? Quais são os processos da minha empresa? Minha empresa tem processos bem definidos? As práticas adotadas pelos processos da minha empresa são as mais adequadas para o meu negócio? Uma vez que o redesenho ou adaptação dos processos será algo certo, outra grande dúvida ou preocupação está em como irão fazer a transição da cultura. Sendo o redesenho ou adaptação dos processos e a transição da cultura um bem necessário para o projeto, estarem amparados tecnologicamente para não haver erros está no topo das dúvidas e preocupações dos grandes empresários. Qual é a melhor solução? Qual é a melhor tecnologia? Qual é o melhor serviço?
Contabilidade – As empresas estão prontas para as mudanças que a obrigação acessória irá trazer para os processos, cultura e políticas empresariais?
Oliveira – Antes do cronograma do eSocial ser adiado, estávamos percebendo uma movimentação das empresas em conhecer e implantar o eSocial em seus processos, cultura e políticas. Agora, com o início previsto para outubro de 2014, percebemos uma paralisação das ações destinadas às integrações do eSocial. Segundo algumas pesquisas, até o final de 2013, 70% das empresas ainda não estavam preparadas para o eSocial.
Contabilidade – Como a TI pode auxiliar na adaptação? Que ferramentas a Adapta oferece para facilitar os processos?
Oliveira – Apoiar o terceiro pilar mais preocupante entre os empresários para “estarem amparados tecnologicamente para não haver erros”. O eSocial é um projeto que unificará o envio de todas as informações pelo empregador sobre suas relações com os empregados, ter uma solução em que a empresa seja amparada 100% nos envios dos dados, com segurança da informação e agilidade necessária, é de suma importância para tal adaptação.
Contabilidade – Os assuntos mais polêmicos são Gestão dos Módulos de Folha de Pagamento, Segurança do Trabalho, Medicina Ocupacional, Processos Judiciais e gestões complementares. Qual deles traz mais preocupações? Que preocupações são essas?
Oliveira – Depende muito da empresa e de qual solução ela tem para cada módulo. Se o cliente da Apdata possui implantados todos os módulos, a preocupação se limita a processos e cultura conforme comentado acima. Agora, se a empresa possui apenas o módulo de Folha de Pagamento, por exemplo, a preocupação está relacionada na confiança, segurança e qualidade dos serviços que elas mantêm com outras empresas.