Em discurso à Assembleia Nacional na noite de quarta-feira, o presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou nova lei que limita em 30% a margem de lucro máxima para todas as empresas
Essa é mais uma medida de Maduro para tentar controlar os preços no país na tentativa de conter a inflação, que chegou a 56% em 2013.
O presidente venezuelano também afirmou que na próxima semana modificará de forma “substancial” a Lei de Ilícitos Cambiais, que regula os crimes associados com o manejo ilegal de divisas no país, para que o setor privado possa oferecer dólares através do Estado.
“Vou fazer uma modificação substancial da lei contra os ilícitos cambiais para permitir que os setores privados possam ofertar divisas (…) o que já estamos implementando no (dólar) turismo”, informou o presidente.
Na Venezuela não existe livre acesso à compra e venda de dólares desde 2003, quando entrou em vigor um sistema de controle do câmbio com regras para obter moedas estrangeiras e que obriga pessoas físicas e jurídicas a realizarem seus pedidos através de vários mecanismos para conseguir dólares a uma taxa de 6,3 bolívares.
EUA
Maduro afirmou também que seu governo está preparado para retomar as negociações com Washington.
O diálogo, iniciado em julho, foi interrompido após Maduro acusar os EUA de bloquearem a passagem do avião presidencial por Porto Rico.
Ele condicionou a volta das negociações ao fim das medidas retaliatórias. “Já chega dessas perseguições às vezes infantis (…) a Venezuela agora é um país independente”.
Venezuela e EUA estão desde 2010 sem embaixadores.