Um novo ano se aproxima. A data é mais do que oportuna para realizar a organização da contabilidade da sua empresa. Verificar pagamentos de impostos, dividendos, realizar o balanço do ano, e organizar o livro registro de inventário. São ações importantes, que permitem o bom funcionamento da empresa, assim evitando problemas maiores no ano que virá.
A inovação tecnológica vem sempre colaborando em diversos setores da economia brasileira. E, claro, a contabilidade obteve um grande ganho com a chegada da NF-e (Nota Fiscal Eletrônica), que facilita e muito o trabalho dos contabilistas. Só o fato de não precisar organizar e guardar papéis, realizando todo o trabalho em meio digital e bem mais rápido, já ajuda e muito, não é verdade?
Mas, surgiu um novo contratempo: A conferência das NF-e. Nós sabemos que muitas empresas estão se adaptando as mudanças. Então, surgem dúvidas, como: A empresa sabe realmente como proceder com as NF-e? Ela possui todas os XML organizadas e guardadas em algum servidor?
Se a resposta for não, é melhor ir cuidando. A maioria das empresas, quando não realizam este procedimento, geralmente são penalizadas pela Receita Federal, “malha fina” ou “fisco”. Para estar de acordo com as normas do “Leão”, é necessário seguir as devidas atitudes. Confira as dicas:
– Baixar os XML de entrada e saída, fazer o download das NF-e, e organizá-las em uma pasta do computador, de preferência pelo ano, mês e data, a fim de facilitar a busca;
– Gerar as DANFEs, também organizando da mesma forma para facilitar a busca;
– Consultar a autenticidade das NF-e, a fim de evitar problemas com autorização da mesma, evitando problemas com o fisco;
– Manter as NF-e guardadas por pelo menos 5 anos.
Com estas atitudes, fica mais fácil controlar as notas da empresa, e também, evitar custos desnecessários.
E falando de evolução na tecnologia, existe uma ferramenta que realiza todo este trabalho, em tempo real. Trata-se do Auxílio NF-E. Ela possui uma interface fácil de ser utilizada, oferecendo diversas funcionalidades, desde o download dos XML das NF-e em lote, organização automática das mesmas, gera DANFEs em lote e organiza, recupera XML´s do passado, além de consultar a autenticidade de cada nota.
Os procedimentos são rápidos e simples, pelo fato de a ferramenta realizar o trabalho todo automaticamente, utilizando o mínimo do esforço manual, oferecendo a otimização da mão-de-obra e a diminuição do tempo, que poderá ser investido em outras atividades.
O ideal é aproveitar o final do ano para agilizar o procedimento dos XML, para que sua empresa possa estar de acordo com a lei, e não ter problemas com o Fisco no ano que vem. Tudo rápido e bem mais fácil, graças ao avanço tecnológico e a esta nova ferramenta.
Faça o download do Auxílio NF-e aqui e aproveite para conhecer a ferramenta. A versão oferecida no link é a de teste, com distribuição gratuita. Se ficar interessado em obter o software pago, basta acessar o Atendimento Online, no próprio site da empresa.