Recuperação de crédito avançou firme em outubro
Os consumidores estão preocupados em zerar as dívidas até o fim do ano. Graças a essa disposição, o Indicador de Recuperação de Crédito avançou de 2% em outubro frente ao mês anterior, de acordo com o total de exclusões dos registros de inadimplência. O resultado, já com desconto de efeitos sazonais, foi divulgado na semana passada pela Boa Vista Serviços (BVS), administradora do Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC).
Para os economistas da empresa, a perspectiva é de que o índice se mantenha elevado até dezembro, porém a ritmo mais lento que o observado no primeiro semestre em razão da desaceleração do ritmo de criação de postos de trabalho e a redução dos impactos que as melhores condições na concessão de crédito proporcionaram anteriormente. Para 2013, a projeção é de um crescimento de 3% ante o resultado de 2012.
O acumulado do ano até outubro apontou alta de 3,5% no total de pagamento de débitos vencidos ante o mesmo período do ano passado. Nos últimos 12 meses, ou seja, de novembro de 2012 ao mês passado, ante o período imediatamente anterior (de novembro de 2011 a outubro de 2012), houve alta de 3,6% – média que ficou dentro das expectativas da BVS.
O levantamento de outubro mostra que o desempenho regional também ficou dentro das previsões. Em outubro frente a setembro, as regiões Sul e Nordeste apresentaram as maiores altas de, respectivamente, 3,7% e 3,1%, já descontados os efeitos sazonais. O Sudeste registrou alta de 2%. As retrações foram observadas no Norte (0,6%) e Centro-Oeste (0,4%) na mesma base de comparação. No acumulado dos últimos 12 meses, frente ao período imediatamente anterior, a região Norte foi a que apresentou alta mais expressiva, de 7,3%, seguida do Nordeste, com avanço de 7,1%. Já no Sudeste e no Sul, os aumentos foram mais modestos, de 2% e 3,7% respectivamente.
No varejo – O levantamento também analisou a recuperação de crédito espedificamente no setor varejista. O índice geral de outubro recuou 0,8% ante setembro, já descontados os efeitos sazonais. No acumulado de janeiro a outubro deste ano ante os dez primeiros meses de 2012, houve alta de 3,3%. Quando se observa o resultado acumulado dos últimos 12 meses, em comparação com os 12 meses imediatamente anteriores, foi registrado igual aumento de 3,3%.
O desempenho do varejo do ponto de vista regional no acumulado dos últimos 12 meses ante igual período anterior indicou que todas as regiões registraram alta, com destaque para o Nordeste (5%) e Sul (3,6%). O Indicador de Recuperação de Crédito do Consumidor é elaborado a partir da quantidade de exclusões dos registros de dívidas vencidas e não pagas informados anteriormente à Boa Vista Serviços pelas empresas credoras.