Encontro Nacional da Mulher Contabilista chega à nona edição
O universo feminino já ocupa quase metade do mercado na área da Contabilidade. De 491 mil profissionais, 202 mil são mulheres. E não são apenas em números que elas evoluíram. Elas buscam, cada vez mais, crescimento e capacitação. Prova disso é o Encontro Nacional da Mulher Contabilista, que, em 2013, chega à sua nona edição. Idealizado pelo Conselho Federal de Contabilidade (CFC), o tema este ano é “Mulher Contabilista: Bem-vinda ao futuro”. O objetivo é promover um ambiente para troca de experiências, atualização e capacitação profissional.
“Vivenciar mais um grande momento voltado à Contabilidade e, em especial, à mulher, enche-me de orgulho e me dá a certeza de que acertamos ao fomentar, estimular e viabilizar, cada vez mais, a participação do segmento feminino em todas as áreas da nossa profissão”, enaltece o presidente do CFC, Juarez Domingues Carneiro.
Duas mil pessoas devem participar do evento, que será realizado de 27 a 30 de novembro, em um cruzeiro marítimo entre Santos (SP) e Búzios (RJ). Entre as atrações do encontro, está um talk show com a atriz Cissa Guimarães que vai falar sobre “As mulheres que fazem diferença”, histórias de brasileiras que conquistaram o seu espaço no mercado de trabalho. A coordenadora do painel será a jornalista e apresentadora Glória Maria.
Outro destaque do cruzeiro é a palestra “Proatividade, Cidadania e Ação Empresarial”. Quatro palestrantes foram convidados para um debate sobre os problemas enfrentados no mundo empresarial, que vão desde o preconceito até a desigualdade de gêneros.
– O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) é uma autarquia federal, dotada de personalidade jurídica de direito público, criada pelo Decreto-Lei nº 9.295/46, de 27 de maio de 1946. O principal objetivo do CFC é registrar, normatizar, fiscalizar, promover a educação continuada e editar Normas Brasileiras de Contabilidade de natureza técnica e profissional. O conselho possui um representante em cada Estado, e no Distrito Federal, que atua nos Conselhos Regionais de Contabilidade. Atualmente, existem aproximadamente 490 mil profissionais no País, incluindo contadores e técnicos em contabilidade.