Erro “Applet SlimCli notinited” da Conectividade Social
Antes de seguir esse tópico, crie um ponto de restauração do windows. Qualquer dano do seu sistema operacional ou softwares instalados no seu computador, não será de nossa responsabilidade. A restauração do sistema também é útil caso queira desinstalar o Java Virtual Machine (msjavx86.exe) da Microsoft.
Esse tópico tem como finalidade resolver um problema muito comum da Conectividade Social (Conexão Segura), que é o “Applet SlimCli notinited”, “Falha ao Receber Mensagem de Troca de Chave do Gateway” ou “Erro na página” quando clica em “Conectar”. Para corrigir esse problema você terá que seguir os passos descritos logo abaixo que vale tanto para o Windows XP quanto para o Windows Vista. Mas se o erro que apareceu foi “Internal Error 10 During User Authorization Check“, então você não está com problemas com o Java e sim com o arquivo do certificado que certamente deverá estar corrompido, ou seja, o arquivo (certificado) foi modificado por algum motivo e com isso ficou ilegível para o servidor da Caixa ou o seu certificado foi feito antes de 2003 ou 2004, e como a CEF está atualizando o seu sistema, ela começou a não dar acesso para os certificados feitos antes de 2003 ou 2004, logo para resolver o problema você terá que fazer todo o processo para criar o arquivo da conectividade da Caixa, ou seja, terá que criar um novo certificado de novo. Outro detalhe que também é bom lembrar, é que o Skype, MSN messenger e todos os outros programas de mensagem instantânea e os anti-vírus AVG, Avast, NOD32, Kaspersky, programas anti-hacker (Firewall) e anti-spyware bloqueiam o acesso no conectividade social da caixa. Esse tutorial funciona no Internet Explorer 8, mas caso esteja com problemas com o Internet Explorer 8, e fez todos os procedimentos desse tutorial, então aconselhamos voltar para a versão 7 ou 6. Esse tutorial mostra como resolver utilizando o método antigo, ou seja, atualmente o site do conectividade social ja consegue dar suporte para o Java da SUN, mas esse tutorial mostra como resolver usando o Java da Microsoft que é mais desatualizado.
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Primeiramente vamos verificar se você possui o Java da SUN instalado no seu computador, para isso clique aqui.
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Nesse 2º procedimento nós iremos baixar o Java da Microsoft clicando aqui, quando acessar a página baixe as duas versões, depois do download terminado instale 1º a Versão 5.0.3805.0;
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Agora faça o procedimento conforme o seu sistema operacional (Windows XP ou Windows Vista) logo abaixo:
• Windows XP: Abra o Internet Explorer, se tiver a versão 6, clique em “Ferramentas“, se for a versão 7, pressione a tecla “ALT” esquerdo do teclado e depois clique em “Ferramentas“, e logo depois clica em “Opções de Internet“;
• Windows Vista: Clica no “Logotipo do Windows” -> Todos os Programas e logo após clica com direito em cima do Internet Explorer e depois com o esquerdo em cima de “Executar como Administrador“, quando aparecer uma janela, clica em “Continuar“, a seguir com o programa aberto pressione a tecla “ALT” esquerdo do teclado e depois clique em “Ferramentas“, e logo depois clica em “Opções de Internet“;
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Na nova janela que aparecerá, clica na Aba “Avançadas” localizada no canto superior direito;
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Feito o procedimento 4, aparecerá varias opções, com isso procure por “Java(SUN)” e “Microsoft VM“;
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Se você achou o item “Java(SUN)”, verifique se o campo “Use JRE (Versão do Java) for <applet> (requires restart)” está desmarcado, se não estiver desmarque e se não achou, não tem problema;
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Feito o 5º e o 6º passo, repita de novo o 3º e o 4º passo, logo após procure por “Microsoft VM“, depois que achar marque todos os quadros, se você não achou, então instale a Versão 5.0.3810.0, e repita esse 7º passo de novo, se você usa o Windows Vista e no final da instalação do Java Versão 5.0.3810.0 apareceu um erro, então pule para o procedimento 11 e vá no segundo parágrafo do item Windows Vista e se persistir tente o procedimento 12 no item Windows Vista.
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Agora vamos de novo repetir o 3º procedimento, logo após vá na aba “Segurança”, e clique em todos os itens que aparece (Internet, Intranet Local, Sites Confiáveis etc) e verifique logo abaixo se estão no “Nível Padrão”, se algum deses não estiver clique no botão “Nível Padrão”, logo após clique em cima do item Sites Confiáveis e a seguir clica em Sites, na janela que se abre desmarque o campo “Exigir verificação do servidor (https:) para todos os sites desta zona”, feito isso digite no campo “Adicionar este site à zona:” os seguintes endereços: http://cmt.caixa.gov.br , http://cmt.caixa.gov.br/cse e http://cmt.caixa.gov.br/nova, depois clique na guia “Privacidade”, e depois em “Avançado”, marque a caixa “Ignorar manipulação automática de cookies” e “Sempre permitir cookies por sessão” e deixe marcados os itens “Aceitar”.
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Se você tem instalado o Skype, então feche todos os programas e abra programa Skype, clique em ferramentas, e logo após clique em opções, quando aparecer uma janela clique em avançado, e em seguida clique em Conexão, feito isso desmarque a opção Usar portas 80 e 443 como alternativa para conexões de entrada e finalmente clique em salvar, e se tiver o “MSN Messenger” ou outros programas de mensagem instantâneo feche todos. Agora se você o anti-vírus Avast, AVG, Kaspersky ou NOD32, instalado no seu computador, então feche todos os programas e faça o procedimento do seu anti-vírus que você possui e depois de proto vá para o procedimento 10:
• Avast: Dê um clique no ícone do Avast que fica do lado do relógio do windows e depois clique em “Proteção da Internet”, se você não achou clique no botão “Detalhes…>>” e procure novamente em “Proteção da Internet” e clique nele, depois clique no botão “Personalizar…”, após abrir uma janela, clique na aba “Exceções” e depois clique no botão “Acrescentar…” e logo após digite o endereço http://cmt.caixa.gov.br, logo após clique na guia “Básico”, digite em “Redirecionar Porta” o número “80” e no campo “Endereços Ignorados” coloque “200.201.174.207” sem as aspas, logo após clique no “OK” e a seguir clique em “OK” novamente;
• AVG: Dê dois cliques no ícone do AVG (é um quadrado colorido), logo após com uma janela aberta, clique em “Ferramentas” ? “Configurações Avançadas”, ao aparecer uma nova janela, clique no lado esquerdo em “Web Shield” ? “Proteção da Web”, no campo “Excluir host/IP/Domínio”, digite o seguinte endereço: “cmt.caixa.gov.br” sem as aspas. Em seguida, clique em “Aplicar” ? “OK” e depois feche tudo;
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Feito o 7º, 8º e 9º procedimento com sucesso, reinicie o computador, depois acesse o site do conectividade http://cmt.caixa.gov.br/ ou http://cmt.caixa.gov.br/cse ou http://cmt.caixa.gov.br/nova (OBS.: As vezes o 1º link fica com problema de gateway quando tenta conectar) e aceite o plug-in que aparecerá quando entrar no site (se for o seu 1º acesso no site) e tenta se conectar no site para verificar se não vai aparecer o erro, mas caso você possua o Internet Explorer 8 instalado e ao tentar acessar a página o windows acusa erro e depois disso ele mostra uma página em branco com erro, então você deve fazer o 12º procedimento conforme o seu sistema operacional instalado (Windows XP ou Windows Vista), e depois reinicie o computador, e repita o 10º procedimento, porém se ocorreu tudo certo e fez tudo que queria no Conectividade Social, então considere este tutorial como encerredo, mas se aparecer o erro verifique se o java está no seu computador fazendo o 11º procedimento conforme o seu sistema operacional instalado (Windows XP ou Windows Vista), e depois reinicie o computador, e repita o 10º procedimento, e se mesmo assim no Windows Vista não deu certo, então terá que chamar o administrador ou um técnico do computador que você tem contratado ou contrata para resolver o problema, porém a única forma que o Escritório Contábil Brum conseguiu resolver o problema foi formatar o computador e instalar o Windows Vista de novo, e antes de instalar qualquer programa e drivers do computador, instale o Java da Microsoft, se não obteve sucesso, sugiro que troque para o Windows XP;
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Antes de fazer esse procedimento, aconselhamos novamente criar um ponto de restauração do windows e faça uma cópia de segurança dos teus arquivos e programas. Qualquer dano do seu sistema operacional ou softwares instalados no seu computador, não será de nossa responsabilidade. Agora siga o procedimento conforme o seu sistema operacional.
• Windows XP: Se você possui um programa que funciona somente no Java da Sun como por exemplo o IRPF 2009 versão Java da Receita Federal, então clica em Iniciar -> Executar, depois digite “regedit” sem as aspas, a seguir de dois cliques em HKEY_LOCAL_MACHINE -> SOFTWARE -> JavaSoft -> Java Plug-in -> 1.6.0_13 (no nosso servidor é 1.6.0_13 mas pode ser diferente no seu computador) e no lado direito clica duas vezes no item “UseJava2IExplorer” e no campo “Dados do Valor” você coloca o valor “ 0 “ sem as aspas no lugar do “ 1 “, mas agora se você não tem nenhum programa que funcione somente no Java da Sun então clica em Iniciar -> Painel de Controle, depois clica em Adicionar e Remover Programas, a seguir procure por Java(TM) (versão do programa) e desinstale ele;
• Windows Vista: Se você possui um programa que funciona somente no Java da Sun como por exemplo o IRPF 2009 versão Java da Receita Federal, então clica no Logotipo do Windows -> e na barra de pesquisa digita “regedit” sem as aspas, a seguir de dois cliques em HKEY_LOCAL_MACHINE -> SOFTWARE -> JavaSoft -> Java Plug-in -> 1.6.0_13 (no nosso servidor é 1.6.0_13 mas pode ser diferente no seu computador) e no lado direito clica duas vezes no item “UseJava2IExplorer” e no campo “Dados do Valor” você coloca o valor “ 0 “ sem as aspas no lugar do “ 1 “, mas agora se você não tem nenhum programa que funcione somente no Java da Sun então clica no Logotipo do Windows -> Painel de Controle, a seguir clique em “Desinstalar um Programa” que fica logo abaixo de “Programas” ou procure por “Programas e Recursos”, depois procure por Java(TM) (versão do programa) e clica duas vezes em cima dele para desinstalar.
Agora nós vamos desativar o (UAC) do windows, para isso clique no “Logotipo do Windows” -> Painel de Controle, depois clique em “Contas de Usuário e Segurança Familiar”, logo após clique em “Contas de Usuário”, e depois clique em “Ativar ou desativar o Controle de Conta de Usuário”, depois desmarque o campo “Utilizar o Controle de Conta de Usuário (UAC) para ajudar a proteger o computador” e clique em “Ok” e depois clica em “Reiniciar agora”.
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Antes de fazer esse procedimento, aconselhamos novamente criar um ponto de restauração do windows e faça uma cópia de segurança dos teus arquivos e programas. Qualquer dano do seu sistema operacional ou softwares instalados no seu computador, não será de nossa responsabilidade. Agora siga o procedimento conforme o seu sistema operacional.
• Windows XP:
Clique em Iniciar, clique com o botão direito do mouse em Meu computador e clique em Propriedades.
Clique na guia Avançado e em Configurações no campo Inicialização e Recuperação.
No campo Inicialização do sistema, clique em Editar. O arquivo Boot.ini abre no Bloco de Notas.
No Bloco de notas, clique em Localizar no menu Editar.
Na caixa Localizar, digite /noexecute e clique em Localizar próxima.
Na caixa de diálogo Localizar, clique em Cancelar.
Substitua policy_level por AlwaysOff.
AVISO Certifique-se de que você insira o texto com precisão. A opção de arquivo Boot.ini deve ler:
/noexecute=AlwaysOff , ou seja, depois do “/noexecute=” você substitui o “policy_level” pelo “AlwaysOff”.
No Bloco de notas, clique em Salvar no menu Arquivo.
Clique em OK duas vezes.
Reinicie o computador e repita o procedimento 10;
• Windows Vista: Agora nós vamos desativar o DEP (Prevenção de Execução de Dados em português) do Windows, para fazer isso clique no “Logotipo do Windows” -> Todos os Programas -> Acessórios, logo após clique com direito do mouse em cima do “Prompt de Comando” e depois com o esquerdo em cima de “Executar como Administrador“. Quando estiver com o Prompt de Comando (também conhecido como DOS) aberto digite o comando bcdedit /set {current} nx AlwaysOff e aguarde a mensagem de conclusão da operação, após a mensagem da confirmação reinicie o computador e repita o procedimento 10.
Se por acaso der um erro que não foi citado nesse tutorial ou não deu certo, deixe um recado nesse Tutorial e diga o problema (Mensagem que aparece) ou um erro novo não citado no tutorial e a Versão do Windows, o nome do programa do anti-vírus e a Versão do Internet Explorer, claro se você souber estas informações.
Esse tutorial é atualizado a cada semana conforme a quantidade de novos erros e soluções que é notificado para nós.
Departamento de T.I e Suporte da Escrita Contabilidade & Advocacia – “Simplificando a informática na área contábil”