Mercado financeiro eleva expectativa de inflação para o ano
O mercado financeiro espera uma pressão maior de preços neste ano. Bancos e consultorias ouvidos pelo Banco Central elevaram de 4,87% para 4,92% a expectativa de inflação para 2012.
O dado do faz parte da pesquisa Focus, feita semanalmente pela autoridade monetária, com as instituições financeiras.
Com isso, a previsão já é de maior distanciamento do centro da meta estipulada para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo), de 4,5%.
Na semana passada, a prévia do índice para julho – o IPCA-15- ficou acima do nível esperado pelo mercado depois de ter desacelerado em junho.
A previsão das instituições financeiras para o desempenho do PIB (Produto Interno Bruto) ficou estável no levantamento, em 1,90%. O nível havia sido rebaixado pela décima vez na semana passada.
O FMI (Fundo Monetário Internacional) e o Ministério do Planejamento também reduziram a previsão para o avanço da economia na semana passada. A expectativa da entidade internacional caiu de 3,1% para 2,5% enquanto a do governo foi diminuída de 4,5% para 3%.
Também ficaram estáveis no levantamento com o mercado as projeções para a taxa básica de juros, a Selic, para este ano (7,5%) e para 2013 (8,5%).
A expectativa para a cotação do dólar ao final do ano, de R$ 1,95, permaneceu inalterada na pesquisa desta semana.