SPED CONTABIL ECD – Geração

Posted by Clayton Teles das Merces on 25 maio 2012 in Sem categoria |

SPED CONTABIL ECD – Geração
Tipo: Manual de procedimento     Sistema: WIN/CTB-WIN – Contabilidade     Processo: Sped Contábil (ECD) Status: Publicado Versão: 1

No manual a seguir serão esclarecidos os procedimentos de parametrização para a geração do arquivo texto e os passos de validação.

Importante!!!

Para obter sucesso no processo de Geração e Validação do arquivo do SPED, alguns itens devem ser analisados antes de iniciar os procedimentos.
1. Efetuar o Encerramento Contábil da empresa através da rotina “Encerramento do Exercicio Social”, para controlar de maneira correta o saldo das contas de resultado antes do encerramento;
2. Ativo e Passivo com saldo final em igualdade;
3. Plano de Contas, efetuar a conferência dos classificadores contábeis, uma vez que os mesmos serão validados pelo PVA do SPED Contábil;
4. Balancete, Balanço e DRE em conformidade; O Resultado do Período deve ser o mesmo para os tres relatórios;
5. Para empresas Matriz/Filial, que efetue a geração do arquivo de forma centraliza, executar a rotina de “Consolidação do Movimento”antes da geração do arquivo e depois de qualquer alteração feita em ambas empresas;
6. Para o Sped Contabil ECD, o Plano de Contas Referencial não é obrigatório, porém, caso o usuário tenha o relacionamento efetuado, o mesmo deverá estar correto, com todas as contas Patrimoniais e de Resultado relacionadas.
Procedimentos para geração do arquivo

1. Cadastro de Empresas

Antes de iniciar a geração do arquivo, é necessario verificar se no Cadastro de Empresas os campos obrigatórios utilizados para a composição do arquivo texto estão devidamente preenchidos.

– O campo “Contador-Balanço”, na guia \Contábil.

– O campo “Nire”, na guia \Geral.

2. Sped Contabil ECD

2.1 Conhecendo a Rotina

Ao confirmar a empresa, os seguintes parâmetros ficarão disponíveis para serem especificados pelo usuário.

Barra de Ferramentas
• Dados do assinante – Representante Legal:
Após selecionar um dos itens de Qualificação do Assinante, devem-se informar os seus respectivos dados:
– Nome: obrigatório;
– CPF: obrigatório;
– CRC: não obrigatório;
• Plano de Contas / Referencial:
Para gerar o registro I051, o relacionamento entre os planos CTB e Referencial deve ser efetuado através do programa “CTB011100.exe- SPED contábil – Plano Referencial”. Se o relacionamento não for efetuado, o registro I051 não será gerado em arquivo texto. O registro “I051-Plano de Contas Referencial” será gravado após cada registro I050-Plano de Contas e somente as contas analíticas terão esse relacionamento.
• Complemento do Registro 0020:
Opção disponibilizada para ser possível a geração do Registro 0020, onde o usuário poderá inserir as informações da Matriz ou Filiais, conforme os casos. Assim que a botão é acionado, são disponibilizadas as seguintes opções:
• Matriz;
• Filial;
• Não gera o Registro 0020;
• Dados Complementares para a geração do Livro Resumido:
Possibilita a geração dos Registros I012 e I015 (Livros Associados ao Livro Resumido), onde o usuário poderá inserir as informações de cada livro: Código Hash, Número e Natureza do livro e Código(s) da(s) conta(s) analítica(s) do Livro Diário com Escrituração Resumida (R) que recebe os lançamentos globais.
Após acionado esse botão, será aberta uma NOVA TELA onde o usuário poderá então informar os dados para a composição das informações dos REGISTROS I012 e I015.

Nota:
É importante informar que a geração do Livro R somente será possível para os ESCRITÓRIOS CONTÁBEIS que possuírem clientes que operarem sistemas preparados para a geração do Livro A (trabalham com escrituração detalhada de Bancos/Caixa e / ou Clientes/Fornecedores, por exemplo, e farão a entrega desse Livro Auxiliar / Associado ao SPED) e, portanto, terão condições de fornecer aos escritórios contábeis as informações NECESSÁRIAS para a conclusão da geração do Livro R, sendo a principal delas: CÓDIGO HASH solicitado para a geração do registro I012, mencionada anteriormente, o qual somente é possível obter com a validação do Livro A pelo SPED. Esse código Hash é composto de 40 dígitos, sendo alfanumérico com caracteres de 0 a 9 e letras de A a F (maiúsculas).

Informações da Rotina

Período Inicial: Campo obrigatório, composto por dia/mês. Deve-se informar a data inicial das informações contidas no arquivo.

Observações:

Deve-se considerar para o exercício, a partir de qual mês a empresa teve movimento.
• Exemplificação: se uma empresa, no exercício todo, não teve movimento em janeiro, o período informado na tela deve ser de fevereiro a dezembro.
Deve-se considerar o início das atividades da empresa.
• Exemplificação: Se o início das atividades da empresa informada foi em 01/03/2010, então o usuário deverá informar o período de março a dezembro ao gerar o arquivo para o exercício de 2010.
Período Final: Campo obrigatório, composto por dia/mês. Deve-se informar a data inicial das informações contidas no arquivo e serão gravados no registro 0000 do arquivo texto.

Observações:

Deve-se considerar, para o exercício, até qual mês a empresa teve movimento.
• Exemplificação: se uma empresa, no exercício todo, NÃO teve movimento em dezembro, o período informado na tela deve ser de janeiro a novembro.
Deve-se considerar o encerramento das atividades da empresa.
• Exemplificação: Se o encerramento das atividades da empresa informada foi em 30/11/2010, então o usuário deverá informar o período de janeiro a novembro ao gerar o arquivo para o exercício de 2010.
Tipo do Livro: Informar se está gerando o Livro G – Geral ou R – Resumido.

Indicador de situação especial: Não obrigatório. Deve-se informar o indicador de situação especial ou deixar em branco.

Data da ocorrência: Só ficará habilitado este parâmetro se tiver algum indicador de situação especial.

Escrituração centralizada Sim / Não: Habilitará somente para empresa tipo Matriz e disponibiliza duas opções: Sim / Não. Se “sim”, as informações serão geradas no arquivo texto consolidadas com matriz/filiais, desde que processada previamente a rotina “Consolidação de Movimento”.

Data de atualização: A data de atualização informada deve ser menor ou igual à data do campo “Data Final” das informações contidas no arquivo.

Instituição Responsável pela Administração do Cadastro: Obrigatório. Deve-se informar o código da instituição responsável pela administração do cadastro.

Qualificação do assinante: Obrigatório. Deve-se selecionar uma das opções disponíveis.

Gerar contas com terceiros analiticamente: A conferência da opção analítica pode ser verifica nos relatórios do SPED: Plano de Contas, Livro Razão, Livro Diário e Balanço Patrimonial.

Gerar Demonstrações Contábeis (Bloco J): A geração dos registros do Grupo J é opcional. Essa opção deverá ficar disponível somente se existirem lançamentos de encerramento.

Importante: Quando a empresa possui encerramento, porém, opta por não gerar o Grupo J, os Registros J005 devem ser gerados com o período inicial e final de cada período em que foram gerados os lançamentos de encerramento.

– Sem lançamentos de encerramento: Deve ser apresentada a DOCTORG (conforme imagem abaixo) para a informação do usuário, e os registros I350, I355, J005, J100, e J150 não devem ser gerados.

Conforme Relat. Modo II: Se marcada essa opção, na geração do registro I052 (Indicação dos Códigos de Aglutinação), será gravado o Número Sequencial e no registro J150 (Demonstração do Resultado do Exercício) será utilizado o cadastro de Contas de Fechamento no modelo DOS (CTBWFCH.BTR).

Se esta opção estiver desmarcada o programa irá utilizar o cadastro de Demonstrativo do Balanço indicado nas propriedades do Plano de Contas (exemplo: PROSOFT.DMB) e gravará no registro I052 o código da Conta Demonstrativo referenciado no cadastro de Plano de Contas, ou seja, baseando-se no modelo I.

Razão Social –  Mais de 60 caracteres: Deve ser utilizado para preenchimento da razão social da empresa, caso esta possua mais do que 60 caracteres, limite este estabelecido no Cadastro da Empresa. Se a Razao Social da empresa não ultrapassar o limite de 60 caracteres, esse campo nao deverá ser preenchido, caso contrários, os termos serão emitidos desconfigurados no programa SPED.
• Termo de abertura do Livro
Os seguintes campos estão relacionados ao registro I030: -número de ordem: obrigatório. Deve-se informar o número de ordem do instrumento de escrituração.

Natureza: obrigatório. Deve-se informar a Natureza do livro; finalidade a que se destina o instrumento.
Data de arquivamento: obrigatório. Deve-se informar a data do arquivamento dos atos constitutivos.
• Termo de encerramento do Livro
Os seguintes campos estão relacionados ao registro J900:

Natureza: obrigatório. Deve-se informar a natureza do livro; finalidade a que se destinou o instrumento.
Data de Inicio: obrigatório deve-se informar a data de inicio da escrituração.
Data de Termino: obrigatório deve-se informar a data de término da escrituração.
• Informações Adicionais – J800:
Permite a inserção de arquivos tipo RTF pré-elaborados para a vinculação de DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS, PARECERES e RELATÓRIOS etc.
Bastará ao usuário indicar onde está gravado o respectivo arquivo com as devidas informações, acionando o botão “Abrir o Arquivo para a Importação”, conforme demonstrado.

Na seqüência, basta inserir o botão MAIS para que a informação seja registrada no quadro abaixo. Poderão ser inseridos quantos arquivos foram necessários. Se algum arquivo for selecionado indevidamente, basta selecionar o mesmo com o mouse e clicar sobre o botão MENOS.

Iniciar: Após preencher os parâmetros para a geração do arquivo texto, uma barra de progresso será apresentada demonstrando a geração do arquivo.

Localização da gravação do arquivo texto: O arquivo digital do SPED será criado no diretório de movimento: \Proemp??\CTBMaaaa\SPED.

Nome do arquivo: O arquivo será gravado como “SPEDeeeeaaaa.TXT”, onde “eeee” é o código da empresa e “aaaa” é o exercício da escrituração.

Procedimentos para Validação do arquivo

1. PVA – SPED ECD

Com a versao atualizada no Programa Validador do SPED ECD, acione a opção Arquivo/ Escrituração Contábil / Validar Escrituração Contábil. Será apresentada a tela para localizar o arquivo texto:

Após validação, o resultado será apresentado:

As advertências não impedem a transmissão do arquivo, porém, se forem constatados erros no arquivo, os mesmos deverão ser corrigidos e posteriormente validados até que nenhum erro seja apresentado.

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