Escrita Contabilidade

Como o tempo livre dos seus funcionários pode mudar sua empresa

Ter funcionários engajados e felizes pode ser a chave para atingir melhores resultados em sua empresa. Conheça agora a história da Galunion e como o seu modelo de gestão pode te ajudar com isso.

Você, com certeza, já ouviu aquele velho ditado “funcionário feliz produz mais”. Grandes empresas, como a Google e o Facebook, que acreditam nessa ideia e disponibilizam áreas para que seus funcionários relaxem e passem seu tempo livre da melhor maneira possível, estão ai para provar que esse cuidado com os colaboradores pode fazer toda a diferença na sua empresa. Mas, diferente do que você pode estar pensando, não são só grandes organizações que podem aderir esse modelo.

Um exemplo disso é a Galunion, uma consultoria de foodservice, que tem as suas ações pautadas na liberdade e na crença de que o trabalho deve ser algo prazeroso e que faça sentido para os funcionários.

A empresa foi idealizada por Simone Galante, em 2009, quando, ao sair de uma reunião, a ex-executiva percebeu que seus conhecimentos poderiam gerar impactos positivos nos seus clientes. Desde sua primeira consultoria, ela tinha um ideal claro:

“A LIBERDADE ANDA DE MÃOS DADAS COM A FELICIDADE, OS MEUS FUNCIONÁRIOS TÊM QUE ESTAR BEM PARA PRODUZIR BEM”.

À medida que seu time crescia, essa frase fazia cada vez mais sentido.

Foi pensando nisso que a Galunion desenvolveu as suas políticas e valores, como gratidão, generosidade e, é claro, felicidade. Essa cultura já estava tão presente em cada integrante do time que as definições se materializaram quase que instantaneamente. Uma das práticas que pode representar esse comprometimento com o trabalho é a possibilidade que os funcionários têm de trabalhar de casa nos dias do rodízio de seus carros, desde que eles produzam o que estava em suas metas. E eles produzem!

Além disso, outro forte ideal da empresa é o de que trabalho e vida pessoal devem caminhar lado a lado, e, para que isso seja possível, os funcionários podem realizar ligações pessoais no escritório, como aquelas para marcar consultas médicas ou montar a lista do mercado. Afinal, melhor ter um colaborador centrado do que fazendo uma lista mental das coisas que deve comprar no mercado.

Seguindo essa linha de pensamento, a organização desenvolveu uma série de políticas women friendly, fazendo com que essa fase de gestação e maternidade possa ser aproveitada ao máximo pelos pais sem que isso interfira em sua vida profissional. Tirando isso do papel, os funcionários têm a possibilidade de trabalhar meio período, além de poderem sair para almoçar com seus filhos ou até mesmo buscá-los na escola, no horário da tarde.

Em outras palavras, a empresa deixou de lado a tendência do mercado mais conservador que vê a maternidade como algo ruim, como se fosse algo que trouxesse atrasos para a organização. E o resultado disso tudo? As pessoas começaram a, literalmente, bater na porta da Galunion para pedir uma vaga, de tão enraizada que essa cultura passou a ser, pois as pessoas sabem, mesmo sem ter trabalhado lá, que as suas necessidades seriam respeitadas.

Mesmo sem saber, a empresa integrou uma das práticas que foi considerada uma tendência para 2016: criar uma cultura interna da qual você se orgulhe, tanto que sua vontade é de estampá-la em um outdoor. Parece que a Galunion fez a lição de casa tão bem que eles nem precisaram de um outdoor para colher os resultados.

E as práticas para que o ambiente de trabalho seja o melhor possível não param por ai. A empresa tem, em seu escritório, um jarro da gratidão. Durante o ano, todos os funcionários vão escrevendo momentos pelos quais são gratos e, na festa de final de ano, todas essas memórias são relembradas.

Mas você deve estar se perguntando: e as pessoas que desejam se aproveitar de todas essas vantagens? Pois é, essa cultura de liberdade e comprometimento com o trabalho é tão forte que os próprios funcionários avisam quando alguém está passando dos limites, em um tom de amizade e colaboração.

Os resultados de tudo isso? A empresa está crescendo consistentemente cerca de 30-40% ao ano, com um time consolidado e uma cultura interna forte e que está rendendo ótimos frutos.

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