Escrita Contabilidade

Iniciativas gratuitas que ajudam a capacitar novos empreendedores

RIO — Ser um profissional com muitas facetas ou compreender minimamente todas as áreas envolvidas no desenvolvimento de um negócio, como marketing, vendas, finanças e comunicação, é uma virtude que qualquer empreendedor gostaria de ter.

Para gerir uma empresa, principalmente no estágio inicial, é necessário que o profissional saiba tomar decisões rápidas, pensar estrategicamente como irá potencializar seus resultados e alcançar metas estabelecidas. Para isso, afirmam os especialistas, é preciso qualificação constante. No entanto, a falta de tempo pode ser um grande inimigo dos empreendedores, que, em sua maioria, cumprem uma longa jornada diária de trabalho.

Mas nem por isso os jovens profissionais deixam de buscar conhecimento e aperfeiçoamento como líderes.

Com a cultura do colaborativismo entre as empresas jovens, o aprendizado se renova a cada dia através de projetos e iniciativas gratuitas que se multiplicam em favor do desenvolvimento de novos negócios. São plataformas gratuitas, espaços de coworking e agentes de fomento.

É o caso da Mentore.me, plataforma que oferece mentoria gratuita aos empreendedores brasileiros, conectando mentores voluntários e aqueles que buscam orientação para dar os primeiros passos no mundo dos negócios. Na plataforma, cada usuário terá 20 minutos para conversar com um especialista que entenda a fundo a sua área de negócio.

— Desenvolvi o portal porque, quando comecei minha trajetória como empreendedor, tinha muita dificuldade em me conectar sozinho com pessoas experientes, que pudessem me ajudar. Por isso, criei o Mentore.me para ajudar empreendedores que precisam de mentores mas não sabem onde encontrá-los — explica Antonio Ventura, fundador do Mentore.me, especialista em inovação e presidente da Associação de Startups e Empreendedores Digitais (Asteps).

Além do Mentore.me, há ainda agentes de fomento e espaços de coworking comprometidos a disseminar boas práticas aplicadas ao mundo dos negócios, contribuindo com a capacitação da nova geração de empreendedores. É o que ocorre na Liga Experimental, espaço de coworking de empreendedores criativos em Santa Teresa. O espaço realiza semanalmente o “Bate-papo de terça”, encontros gratuitos comandados por empresários de renome no mercado.

— A proposta é estabelecer um diálogo de igual para igual com as pessoas que estão com uma ideia de negócio na cabeça ou até mesmo uma empresa que já esteja funcionando. Queremos que o jovem empreendedor se sinta à vontade para esclarecer suas dúvidas, trocar experiências e ideias em relação a sua trajetória profissional — explica Marlon Callaes, sócio do coworking e coordenador de Negócios Criativos da Experimental Adventure.

Já Vinicius Machado é idealizador do Kolaborativa, projeto que conecta empreendedores tecnológicos a designers e desenvolvedores, para facilitar a união entre a mão de obra técnica e o conhecimento dos profissionais com visão real de mercado. Isso contribui significativamente para elevar o nível de informações das startups brasileiras, afirma o empresário.

— O Kolaborativa existe para tentar melhorar a interação entre os profissionais técnicos (desenvolvedores e designes que são os que tornam as ideias reais e palpáveis a nível visual) e os empreendedores de startups. Acreditamos que a kolaboratividade, ou seja a colaboratividade com k, é a cola mágica que permite elevar o nível técnico e empreendedor do ecossistema — conclui Machado.

Segundo Machado, hoje, o projeto tem diferentes grupos de estudo on-line, laboratório de desenvolvimento de software de código aberto e um blog para disseminar conteúdo. A previsão é de que, nos próximos meses, seja inaugurada uma base física no Rio de Janeiro para que existam encontros, workshops e que mais pessoas possam trabalhar juntas para a criação de novos projetos.

Ainda diante desse panorama, o programa mineiro de startups SEED (Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development) acaba de lançar sua plataforma gratuita na web para que empreendedores de qualquer região do país possam buscar conhecimento. A ferramenta é o SEEDCast (seed.mg.gov.br/seedcast), que disponibilizará gratuitamente 24 vídeos com palestras, workshops, cursos promovidos pela iniciativa, com expoentes do setor de inovação. Sempre às terças e sextas, às 11h, são disponibilizados novos vídeos e, para ter acesso ao conteúdo, basta apenas fazer login simples ou via Facebook.

— O SEEDCast surge para capilarizar a educação empreendedora em todo o estado. Qualquer pessoa pode ter acesso a aulas e palestras oferecidas aos empreendedores que participam do programa SEED. Queremos ser a referência em conteúdos para empreendedores tecnológicos no Brasil, disponibilizando aulas de alta qualidade e gratuitas — explica André Barrence, diretor-presidente do Escritório de Prioridades Estratégicas do Governo de Minas Gerais, que coordena o programa.

Sair da versão mobile