Escrita Contabilidade

Confiança dos serviços sobe ao maior nível desde junho, aponta FGV

Após três meses seguidos de queda, a confiança do setor de serviços mostrou recuperação em dezembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV). O indicador alcançou 118,9 pontos este mês, ante 115,9 em novembro. É o maior patamar desde junho, quando ficou em 119,4 pontos.

A maior contribuição para a alta veio da melhora das expectativas, que cresceu 4,1% no mês. Já a percepção sobre a situação atual teve alta de 0,6%, “confirmando uma gradual melhora do ambiente de negócios no setor, após um terceiro trimestre muito fraco”, diz a entidade.

De novembro a dezembro, a proporção de empresas esperando melhora na tendência dos negócios aumentou de 38,2% para 43,6%, enquanto a das que esperam piora passou de 5,9% para 6,3%.

A proporção de empresas prevendo aumento da demanda no futuro próximo saiu de 40,3% para 44,5%, enquanto a parcela daquelas prevendo demanda menor diminuiu de 7,6% para 6,1%.

Apesar da alta mensal, na comparação com dezembro de 2012 a confiança do setor de serviços registrou queda de 3,6%, resultado de baixas de 3,8% na percepção sobre a situação atual e de 3,4% nas expectativas.

Sair da versão mobile