A confiança do comércio apresentou melhora em dezembro, segundo a Fundação Getulio Vargas (FGV), e o setor chega à virada do ano moderadamente aquecido.
O indicador passou de 125,9 pontos nos três meses terminados em novembro para 126,4 pontos no trimestre de outubro a dezembro – o maior patamar desde os 130,3 pontos registrados no trimestre findo em dezembro de 2012.
Nos três meses até dezembro, o Índice de Confiança do Comércio mostrou queda de 3% frente ao mesmo período de 2012. A queda, no entanto, é menor que a de 5,2% registrada nos três meses até novembro, na mesma comparação.
O resultado, segundo a FGV, foi influenciado pelo desempenho pontual em dezembro, por conta das vendas de Natal.
O indicador que mostra o grau de satisfação com a situação atual ficou 2,9% maior em dezembro, na comparação mensal, após uma queda de 11,9% no mês anterior, e a maior alta desde os 7,9% registrados em fevereiro.
As perspectivas em relação aos próximos meses ficaram relativamente estáveis. Na comparação entre trimestres, a taxa passou de -2,1% em novembro para -0,4 em dezembro. Na comparação mensal, o indicador passou de 0,4% para -0,3%.