O baixo rendimento dos recursos aplicados no FGTS é o maior risco deste investimento no longo prazo. Isso porque, com rentabilidade de 3% ao ano mais a variação da TR, os recursos podem facilmente perder para a inflação e, dessa forma, este patrimônio do trabalhador tem seu poder de compra corrido pela inflação.
Assim, outras alternativas para investir nesses recursos são sempre muito bem-vindas, como aconteceu no passado com as ofertas para compra de ações de Petrobras e Vale. A verdade é que o custo de oportunidade é tão baixo que dificilmente você deixará de ganhar com a mudança de aplicação (veja vídeo). No entanto, observe que, se for usar os recursos no curto prazo (em até um ano), o melhor é ser conservador e deixar tudo como está.
Ainda falta conhecer as regras desta nova aplicação que deverá regulamentada em breve. Só assim será possível enxergar mais claramente a quais riscos o investidor estará exposto. O que vai definir se a aplicação no fundo de infraestrutura será ou não uma boa alternativa é a qualidade dos projetos que estarão na carteira do fundo. O setor de infraestrutura tem sido apontado por analistas como promissor, dada a necessidade de investimentos nessa área no Brasil.