Escrita Contabilidade

Greve dos bancários segue por tempo indeterminado em Santa Catarina

A greve dos bancários chega ao 12º dia sem previsão de se encerrar em Santa Catarina. Na Grande Florianópolis, pelo menos 80 agências bancárias estão fechadas totalmente ou parcialmente. Em todo o Estado, funcionários de cerca de 200 agências estão paralisadas.

Por falta de proposta dos bancos, a greve vai continuar, segundo o secretário de comunicação e imprensa do Sindicato dos Empregados de Estabelecimentos Bancários de Florianópolis e região, Milano Cardoso Cavalcante.

— A gente espera que os bancos façam uma nova proposta, porque eles apresentaram apenas uma até agora. Queremos resolver esse conflito e voltar a atender a população — diz Cavalcante.

Em Blumenau e região, 38 agências aderiram à greve. Em Concórdia, 16; Chapecó, 43; Joaçaba, 17 e São Miguel do Oeste, 12.

Os bancários reivindicam 11,93% de reajuste salarial e a Fenaban oferece 6,1%. A categoria quer também a valorização do piso salarial, melhoria nas condições de trabalho, mais segurança nas agências e o fim da rotatividade e do assédio moral.

Para pagar contas, os bancos orientam que o cliente utilize os diferentes canais de acesso disponíveis — e não as agências. É possível utilizar caixas eletrônicos, internet banking, aplicativos no celular (mobile banking), operações bancárias por telefone e também pelos correspondentes (casas lotéricas, redes de supermercados e demais estabelecimentos comerciais credenciados).

Sair da versão mobile