O Índice de Expectativas do Empresário (IEE) aumentou 4,35%, em relação ao mês anterior, passou de 161 para 168, o que demonstra expectativa positiva referente a redução de contas atrasas, nos próximos três meses. Já o Índice de Confiança Empresarial (ICE) cresceu 2,76%, em relação ao mês passado. Saltou de 145 para 149.
O resultado, segundo pesquisa do departamento de economia da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) e Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Sinop, indica que os índices começaram a criar estabilidade, em função das variações positivas “que mostra uma situação econômica satisfatória“. A Atividade Econômica (IAE) indica que houve um acréscimo de 1,55% referente a situação econômica, na visão dos empresários. Saltou de 129 (abril) para 131.
Foram entrevistados proprietários, diretores ou gerentes de 127 empresas em diversos segmentos, entre os dias 1º e 10 deste mês. As perguntas foram relacionadas a atividade econômica dos últimos 30 dias (vendas, inadimplência, investimentos, contratações, economia local e segmento empresarial). Os índices são medidos de zero (menos otimista) a 200 (mais otimista).
A pesquisa é feita pelo terceiro mês e as duas entidades buscam informações concretas sobre a economia local com o objetivo, também, de atrair investidores.