Escrita Contabilidade

Solenidade marca início das comemorações do Ano da Contabilidade no Brasil

Foi lançada oficialmente no início dessa semana a campanha “2013: Ano da Contabilidade no Brasil”. O anúncio foi feito em uma sessão solene do Congresso Nacional, em Brasília, no dia 18 de março, e faz parte de uma série de ações que ocorrerão ao longo do ano visando à valorização da classe contábil. Além desse mote, serão abordados assuntos como ética, responsabilidade social e ambiental e temas técnicos ligados à profissão e à gestão das organizações.

Oficialmente, a profissão reúne hoje 486 mil profissionais, 81 mil organizações e 450 mil alunos de Ciências Contábeis. O trabalho desses cerca de 500 mil profissionais registrados como contadores ou técnicos de Contabilidade envolve mais de 2,5 milhões de pessoas, entre empresários, empreendedores, docentes e consultores, entre outros. Apesar dos expressivos números, essa foi a primeira vez que, em quase 70 anos de história da regulamentação da profissão no país, representantes de entidades contábeis nacionais foram recebidos em uma sessão conjunta da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

Para Eduardo Pocetti, presidente nacional do Ibracon, o Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (www.ibracon.com.br), o ano de 2013 já se apresenta como mais um grande marco para a contabilidade brasileira. “Um dos nossos objetivos ao fazer essa campanha é unir as principais lideranças e órgãos ligados à área contábil para que a profissão seja ainda mais reconhecida e valorizada em sua unidade e representatividade diante da sociedade, das instituições e do segmento empresarial brasileiro”, destaca o executivo.

A coordenação geral da campanha é do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), que constituiu um grupo de trabalho com representantes do Ibracon, dos Conselhos Regionais de Contabilidade (CRCs), da Fenacon, do Sescon/SP, da Abracicon, da FBC, das empresas de auditoria e de softwares, do BNDES, do Sebrae e de algumas Instituições de Ensino Superior.

“O Brasil é um país muito jovem, que tem visto muitas de suas instituições se consolidarem apenas nas últimas décadas. E não tem sido diferente em relação ao ofício do contador, uma das cinco profissões mais demandadas no mercado de trabalho. Estamos construindo há pouco mais de meio século uma bela estrutura para fortalecer a profissão e seus profissionais, que são essenciais a qualquer negócio. E o Ano da Contabilidade é mais uma das ações que visam a esse fortalecimento e reconhecimento, reforçando nossa constante busca pela qualificação da área da Contabilidade”, afirma Pocetti.

Juarez Domingues Carneiro, presidente do Conselho Federal de Contabilidade, explica que a ideia de escolher 2013 como o Ano da Contabilidade surgiu a partir da constatação do crescimento da contabilidade dentro e fora do Brasil, principalmente na última década. Neste ano, o Sistema CFC/CRCs chegará a 500 mil profissionais registrados, que são fundamentais para o desenvolvimento econômico do país. Porém, a maioria das pessoas desconhece qual é o real papel do profissional na sociedade e nas organizações públicas e privadas.

“Por meio dos órgãos de classe e de seus profissionais, a contabilidade do Brasil atingiu reconhecimento internacional, tornando-se referência e uma das grandes lideranças, principalmente na América Latina e nos países de língua portuguesa. Com o apoio de todas as entidades ligadas à profissão, o CFC promoverá ao longo do ano essa grande campanha de valorização da classe contábil. Assim, a sociedade terá oportunidade de conhecer melhor a importância dos profissionais e da profissão contábil”, finaliza Carneiro.

Sair da versão mobile