Escrita Contabilidade

Brasil assina projeto para facilitar entrada de empresários nos EUA

Brasil e Estados Unidos assinaram ontem (19) um documento que dá o pontapé inicial para o “Global Entry”, programa que facilita a passagem pela alfândega norte-americana de brasileiros que viajam regularmente aos EUA – especialmente empresários.

Num prazo de até quatro meses, será criado um projeto-piloto do programa, com participação de 1.500 empresários de cada nacionalidade, segundo disse Josué Christiano Gomes da Silva, presidente da seção brasileira de fórum de executivos dos dois países, que se reuniu em Brasília na manhã de hoje. O público que poderá se beneficiar do programa não fica isento de visto, mas passa pelas autoridades alfandegárias de forma mais acelerada, em guichês eletrônicos, sem a burocracia exigida dos demais visitantes.

“Estamos na iminência de ter um teste inicial para [depois] se estender a toda população. Já podemos dizer que está ao alcance dos olhos uma dispensa de visto, o que parecia ser uma possibilidade bastante remota há cinco, seis anos”, afirmou Silva, presidente do grupo Coteminas.

Sair da versão mobile