Escrita Contabilidade

Esquema garante segurança do Congresso de Contabilidade

Um grande esquema envolvendo o Sistema Estadual de Segurança Pública, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e o Federal Bureau of Investigation (FBI) garantirá a segurança dos participantes do 19º Congresso Brasileiro de Contabilidade. Mais de 900 agentes do Pará atuarão no evento, que será aberto neste domingo (26), no Hangar – Centro de Convenções e Feiras da Amazônia.
Segundo o secretário adjunto de Gestão Operacional da Secretaria de Estado de Segurança Pública e Defesa Social (Segup), coronel da Polícia Militar Mário Solano, o governo do Estado vai garantir a total proteção das vias de acesso ao congresso e do Hangar, onde o ex-presidente americano Bill Clinton dará palestra, na segunda-feira (27).

Para fazer o traslado de Bill Clinton, o Sistema Estadual de Segurança Pública atuará em conjunto com a Unidade Federal dos Estados Unidos da América, responsável pela segurança do ex-presidente. “Diante da importância do Congresso de Contabilidade para o Estado, o Sistema de Segurança, mais uma vez, mostrará a todo o país a capacidade e a competência para cumprir seu papel de proteção durante um evento como este”, assevera.
O Hangar passou por uma avaliação rigorosa antes de receber o congresso. Uma outra avaliação, chamada de “varredura técnica”, será feita antes da abertura, com equipamentos especiais de raio-x para detectar possíveis riscos.
Participam do esquema de segurança as polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros, Departamento de Transito do Estado (Detran), Companhia de Transportes do Município de Belém (Ctbel) e Guarda Municipal. “Uma atenção especial será dada ao trânsito, já que um aumento considerável de veículos deverá trafegar nas principais vias de acesso ao Hangar durante o congresso”, explica o coronel.
Estrutura – Cerca de 70 policiais civis, entre delegados, investigadores, motoristas e escrivães, foram mobilizados para, junto com os demais órgãos do Sistema de Segurança Pública, atuar na organização da segurança tanto interna quanto externa ao local do evento. Uma Delegacia Móvel – viatura com estrutura para registrar boletins de ocorrência e fazer procedimentos policiais –, com quatro policiais civis de plantão em períodos de turnos estará de prontidão para atender as demandas.

A unidade móvel ficará instalada na área interna ao Hangar, onde uma sala de situação será instalada, com a presença de 16 servidores de cada um dos órgãos do Sistema de Segurança Pública envolvidos no plano, tanto do Estado como do município. A Polícia Civil terá, na sala de coordenação da segurança, um delegado, um escrivão e dois investigadores, no apoio ao atendimento das ocorrências.
No evento, haverá um estande da Segup onde haverá um ponto de acesso à Delegacia Virtual, para registros de boletins de ocorrências, como furtos, roubos, perdas e extravios de documentos e de telefones celulares. No local, dois policiais civis ficarão de prontidão para prestar orientações no registro dos boletins. Haverá reforço de policiais civis na Delegacia de Polícia Civil instalada no Aeroporto Internacional de Val-de-Cans.

Policiamento – A Polícia Militar iniciou nesta sexta-feira (24) o policiamento ostensivo nas imediações do Hangar e no trajeto do aeroporto até os hotéis da cidade. Segunda-feira (27), quando haverá uma caminhada ecológica com saída da Basílica de Nazaré, a PM estará com 55 policiais localizados em locais estratégicos na praça Santuário e no trajeto, que terminará na escadinha da praça Pedro Teixeira.
Detran, Guarda Municipal e Ctbel atuarão com 20 agentes cada durante a caminhada, na orientação de fluxo de veículos e no estacionamento dos ônibus das comitivas do evento. O Corpo de Bombeiros atuará com quatro viaturas, em todo o trajeto. Na segunda-feira, a PM estará presente, no Hangar, com policiais da Ronda Tática Metropoitana (Rotam), Canil, Batalhão de Polícia de Choque e Companhia Independente de Operações Especiais (Cioe).
Além do ex-presidente Bill Clinton e da ex-ministra do Meio Ambiente Marina Silva, o astronauta brasileiro Marcos Pontes reunirá, no congresso, profissionais, estudantes, autoridades e especialistas para debater temas contábeis e tributários da atualidade, contemplando também as questões ambientais.

Sair da versão mobile