Curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados do país

Posted by Clayton Teles das Merces on 22 setembro 2014 in Sem categoria |

“O curso de Ciências Contábeis é um dos mais procurados do País”. Foi o que afirmou a presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis, Maria Clara Cavalcante Bugarim, por ocasião da abertura do IX Encontro Nacional de Coordenadores e Professores do Curso de Ciências Contábeis, que aconteceu dias (16) e (17) de setembro no auditório do Conselho Federal de Contabilidade, em Brasília (DF).

A presidente da Abracicon, Maria Clara Bugarim, ressaltou, também, que “este encontro é de suma importância para o sistema contábil, e a presença dos senhores fortalece ainda mais o nosso elo e a nossa profissão”. Ao falar sobre o ensino contábil brasileiro, Maria Clara registrou que há no País 893 instituições de ensino que possuem o curso Ciências Contábeis, sendo 103 públicas e 790 privadas.

Outro dado importante informado pela presidente da Academia foi que, no Brasil, há 3.264 mestres e 275 doutores em Contabilidade. Solicitou a todos o empenho de se trabalhar muito juntamente com o MEC no sentido de mostrar a importância desses cursos, os quais “contribuem para o desenvolvimento científico da Contabilidade”.

Recentemente, o Conselho Federal de Contabilidade publicou nota informando que existem no Brasil 500 mil profissionais em plena atividade, sendo 189.904 técnicos e 311.803 contadores. Para Maria Clara “a Contabilidade está no ranking das grandes profissões do País, e esse encontro é a oportunidade que temos de discutir e avaliar as nossas necessidades no intuito de se buscar o aprimoramento do conteúdo que hoje é oferecido”.

A presidente da Abracicon apresentou ainda dados estatísticos das edições do Exame de Suficiência, do Exame de Qualificação Técnica, além de tecer comentários sobre a importância da aprovação da Lei n.º 12.249/10; a Contabilidade no contexto mundial; o mercado de trabalho; o ensino a distância; e o Fies. “Nesses últimos anos, tornamo-nos fortes e conquistamos o merecido respeito no mundo contábil. Somos, sem dúvida, uma profissão atuante e pujante”, conclui.

O presidente do CFC, José Martonio Alves Coelho, disse, por sua vez, que, desde 2006, o Encontro vem sendo enriquecido sistematicamente pela relevância dos temas. “A expressão quantitativa e qualitativa dos participantes demonstram que teremos, ainda, uma longa trajetória de êxitos pela frente”, avisa. Segundo Martonio Coelho, o CFC, em parceria com as entidades nacionais, vem se dedicando ao processo de convergência dos procedimentos contábeis brasileiros aos padrões internacionais. Informou que, “desde a criação do Comitê de Pronunciamentos Contábeis, o CFC vem trabalhando para que o processo atinja o maior número possível de profissionais”. O vice-presidente de Desenvolvimento Profissional e Institucional do CFC, Zulmir Ivânio Breda, também compôs a mesa de honra.

O ENCPCCC tem por objetivo aproximar o Conselho Federal de Contabilidade (CFC) da realidade das Instituições de Ensino Superior, discutir a qualidade do ensino e as tendências da profissão e debater os principais desafios dos cursos em Ciências Contábeis. A programação está disponível no site do CFC www.cfc.org.br.

Copyright © 2011-2024 Escrita Contabilidade All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.