Especialista comenta sobre os achismos no ambiente de trabalho

Posted by Clayton Teles das Merces on 17 abril 2014 in Sem categoria |

Eu acho que devia ser assim porque… Porque eu acho.

Quando nos deparamos com os achistas perpetuando nos seus achismos em momentos de decisão muitos conflitos e dificuldades começam. No meio corporativo, essa atitude é extremamente perigosa, pois neste ambiente as decisões devem ser muito bem estudadas, levando-se em consideração fatos e evidências concretas do que realmente seja a melhor opção.

É natural e instintivo fundamentar ou reagir a partir de experiências passadas. Muitas vezes essas experiências nos ajudam, mas muitas outras nos atrapalham. Quantas vezes acabamos por repetir os mesmos erros mesmo já tendo obtido resultados desastrosos anteriormente?

Será que você já parou para pensar que talvez seja pelo “acho”? No lugar do “acho” deveria estar a certeza. “Acho que gosto dele, acho que pode dar certo, acho que vou ganhar, acho que está certo, acho que está errado”. São tantos “achos” e poucos fatos!

A história é baseada em fatos. Crimes são solucionados através de evidências. A ciência evolui através de teorias baseadas na observação de ações e reações. Porque não fazemos o mesmo no nosso dia a dia? Nas decisões que precisamos tomar?

Dentro das organizações muitos erros são cometidos pela falta de interesse em buscar as informações que estão ao redor e dentro da própria empresa. Todos os dias fatos e evidências na rotina do trabalho piscam sinais de alerta e preferimos ignorá-los a sair da zona de conforto. Sim, é bem mais fácil achar do que buscar evidências que deem sustentação, ou não, às nossas teorias.

Ouvir, explorar e refletir ainda é receita de sucesso. Gestores, busquem conhecer os problemas da sua empresa, ouvir seus funcionários, aceitar críticas, alimentem a curiosidade em saber como uma empresa de sucesso chegou lá, o que seu presidente fez, como é a agenda desse executivo. Explore todas as teorias, questione, converse com pessoas diferentes, estude outros mercados, saia da zona de conforto, exercite a arte de mudar de opinião e, principalmente, aprenda a sustentar suas decisões em fatos concretos que garantirão um resultado excelente ou muito próximo do esperado. Não existe sucesso no comodismo. Sucesso é fruto de muita transpiração. Transpire, inspire e brilhe.

Chega de acho. Busque os fatos.

Copyright © 2011-2024 Escrita Contabilidade All rights reserved.
This site is using the Desk Mess Mirrored theme, v2.5, from BuyNowShop.com.